2006/07/03

Vida em Comunidade II


Beber do conhecimento. Eis um grande desafio para nós. Para vencê-lo devemos percorrer um caminho com níveis diferentes, mas um lindo caminho: o do crescimento.
Crescimento de que se fala aqui, é desenvolver as potencialidades que giram em torno de quatro dimensões básicas: 1° Eu comigo mesmo (psicológica), 2° Eu com o outro (sociológica), 3° Eu com a natureza (cosmológica) e 4° Eu com o Absoluto (transcendência), estas que evoluem cada vez mais a criatura humana.
A Ontologia, ciência que estuda o a essência do ser, afirma que somos seres finitos e ansiamos pelo infinito. O ser humano está intimamente ligado ao transcendente, o Absoluto. Deus é o único que é infinito e imutável, portanto só Deus pode preencher a nossa ânsia de infinito. (cf. Santo Agostinho, De beata vita)
Quando não tomamos consciência desta dimensão e não a trabalhamos fugindo dela, entramos no que a Teologia chama de “idolatria”, ou seja, tudo aquilo que se coloca no lugar de Deus. Necessitamos libertar-nos da idolatria, tomando consciência de que só Deus, o Absoluto, pode completar-nos, trazendo por consequência a beatitude (felicidade). (cf. id ibid)
Mas só com o cultivo da fé, poderemos estar mais abertos a acolher a constante graça da presença de Deus, que está o tempo todo e é o primeiro interessado em entrar em nosso coração todo o tempo. Deus é uma realidade existencial para nós seres humanos. E Ele sempre se comunica conosco de maneira carinhosa e afável. Mas só o percebemos, conseguindo tomar consciência de sua presença, com a fé. Mas se a fé está atrofiada, caduca, raquítica, ignorante, intolerante... fica mais complicado. É de suma importância alimentar nossa fé. A razão é a ferramenta, em harmonia com as demais potencialidades humanas, que nos ajudam a crescer em “sabedoria, estatura e graça” (cf. Lc 2, 52). A razão não nega a fé, pelo contrário, busca esclarecimentos para ela. (cf. Papa João Paulo II, Encíclica Fides et Ratio)
Devemos crescer buscando a maturidade. Por isso, devemos beber do conhecimento, para caminhar ao conhecimento mais profundo e consciente de Deus, mergulhando na sua presença. Quando procuramos o crescimento com empenho, estamos de coração generoso, expressando para Deus nosso agradecimento filial por tão infinito amor.
O convite está feito. Vamos estudar, debater, questionar (sem o malefício da intolerância) e alcançarmos sempre uma síntese mais rica, para alimentar nossa busca do equilíbrio e da maturidade humana e religiosa.


Prof. Kauê de Souza Martins

Um comentário:

Emy Neto disse...

Kauê, estou em Niterói e quando voltar eu lerei tudo com mais calma!!!!
Um abraço e parabéns pelo blog e pela iniciativa!!!!
Emy Neto.
emynetto.blogspot.com