2009/11/10

I Simpósio: A Filosofia e a Sociologia no Ensino Médio - antigas lutas, novos desafios. UENF

I Simpósio: A Filosofia e a Sociologia no Ensino Médio - antigas lutas, novos desafios
Data: dia 26 de novembro de 2009
Local: Auditório I, Casa de Cultura Vila Maria

Programação:
12h30 – Inscrições dos participantes
13h00 – Mesa de abertura
13h30 – Simpósio, com os palestrantes:
- Prof Dr. Júlio Esteves (UENF);
- Prof Dr. Dalton Alves (UNIRIO);
- Profa. Dra. Adélia Miglievich (UFES);
- Profa. Dra. Anita Handfas (UFRJ);
- Prof. Drndo. Giovane do Nascimento (UERJ);
- Prof.Ms. Santo Conterato ( Presidente da APSERJ)
17h00 – Coffee Break e encerramento.

Inscrições no local ou, antecipadamente, pelo e-mail: (http://br.mc370.mail.yahoo.com/mc/compose?to=extensao.uenf@yahoo.com.br)

Haverá certificados emitidos pela PROEX/UENF

3 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Hum! Que tema, hein! Há muito venho observando os estudos de Filosofia e Psicologia que não mais refletem aquele conhecimento puro. Aquele estudo crítico dos princípios, causas, fins, onde hipóteses e resultado de pesquisas são buscas constantes para determinar fundamentos lógicos.

Vivemos hoje a era do comprar teses de mestrados ou doutorados, quando não, buscar fórmulas prontas em nomes rebuscados para enganar aqui e ali. Não se pesquisa, lê-se fragmentos xerocados. Não se vai mais às fontes, salvo pesquisadores de laboratórioas quando não mentem escabrosamente em seus resultados para salvaguardar idéias nada provadas cientificamente.

Estamos vivendo o tempo da deterioração de tudo. Oro para que Campos busque o caminho do verdadeiro Conhecimento. Volte a ser a Cidade dos Estudantes e não de alunos meros reprodutores de baixo nivel de ensino com verborragias enganosas e com filosofias de exoterismos para cada vez prender as almas dos inocentes.

É isso que penso. Espero que este Simpósio resgate em Campos aqueles professores valorosos, que sei estão por aí, descartados... porque são preciosos. Quero ver Minha Cidade começando Verdade, Integridade e Humildade, na Educação e na Produção de Conhecimento e não na reprodução de emburrecimento.

Avante Campos! O Brasil te espera!

Parabéns, professor Kauê, por trazer notícia alvissareira. Espero que este Simpósio trate deste assunto com a seriedade devida. Novos desafios sim, mas não novos processos... pois o que estamos vendo por aí é um povo alienado e com sua mente partida.
Pensar cientificamente não é falar difícil. É saber as causas e consequências de... Buscando sempre aprimorar o ser HUMANO.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vejo que tem também a Sociologia, e seria bom que a dona Sociologia descesse de seu pedestal antes que passe pela vergonha de ser desmascarada em suas suposições... pois em vendo tudo na base do relativo, nenhuma contribuição traz para ao aprimoramenro do ser humano. E se assim continuar vai ficar no meio do caminho, pois ninguém aguenta mais esta vida de tudo é nada e nada é tudo e versa-vice.

Ninguém pode ir contra a "dona Sociologia", que mesmo vendo tudo relativo não enxergou ainda que é muito relativo tudo isso. Ora, se ninguém é dono da verdade, é porque ninguém ainda deu de cara com Verdade. Mas a Verdade existe. Buscá-la deveria ser o papel de todo o ser humano, se é que queremos um mundo melhor,mais justo e mais digno.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Alguém viu dona Electra por ai? Alguem viu Marilena das Graças Viana por aí? Alguém viu Eros Voluzia por aí? Alguém viu Fulvio dAlessandre por aí? Alguem viu Eurize Caldas por aí? Alguém viu Salma por aí? Alguem viu Joanir Sanguedo Por aí? Alguém viu Paulo Sanguedo por aí? Alguém viu dona Elmira por aí? Alguém viu Padre Rosário por aí? Alguém viu Irmã Soraya por aí? Alguém viu Jonice da Hora por aí? Alguém viu Helinho por aí? Estes e muitos outros foram meus professores. Será que tudo o que eles ensinaram não é mais?

Temos que voltar as origens... por este mmodelo que estamos experimentado não deu certo, não.

Será que