2009/02/22

150 anos de Congregação Salesiana no Mundo. Viva Dom Bosco!

Recolhemos do site oficial da Congregação Salesiana na Itália informações e textos interessantes sobre os 150 anos da Congregação (http://www.sdb.org/SDBWEB/index.asp?Lingua=5&VaiHP=on&MyURL=/PR/SottoSezioni/_5_9_16_.asp).
********************************************
ATO DE FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO SALESIANA
Turim, 18 de dezembro de 1859
Ata da reunião
Texto crítico preparado pelo Instituto Histórico Salesiano

No Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo
Amém

1859. No ano do Senhor de mil oitocentos e cinquenta e nove, em dezoito de Dezembro, neste Oratório di S. Francisco di Sales, no aposento do Sacerdote João Bosco, às 9 horas da noite, se reuniam, ele, o Sacerdote Vitório Alasonatti, os clérigos Ângelo Savio - Diácono, - Miguel Rua - Subdiácono, - João Cagliero, João Batista Francesia, Francisco Provera, Carlos Ghivarello, José Lazzero, João Bonetti, João Anfossi, Luís Marcellino, Francisco Cerruti, Celestino Durando, Segundo Pettiva, Antônio Rovetto, César José Bongiovanni, o jovem Luís Chiapale, todos com o escopo e em um só espírito de promover e conservar o espírito de verdadeira caridade que se requer na obra dos Oratórios para a juventude abandonada e periclitante, a qual nestes tempos calamitosos é de mil maneiras seduzida, com prejuízo da sociedade, e precipitada na impiedade e na irreligião.
Aprouve, portanto, aos mesmos Congregados erigir-se em Sociedade ou Congregação que, tendo em mira a ajuda recíproca para a própria santificação, se propusesse promover a glória de Deus e a salvação das almas especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação e aprovado de comum acordo o projeto proposto, feita breve oração e invocadas as luzes do Espírito Santo, procediam à eleição dos Membros que deviam constituir a direção da sociedade para esta e para novas Congregações, se aprouver a Deus favorecer seu desenvolvimento.
Pediram, portanto, unanimemente que Ele, iniciador e promotor, aceitasse o cargo de Superior Maior como aquele que em tudo Lhe era conveniente; o qual tendo aceito com a reserva da faculdade de nomear o prefeito, como ninguém se opôs, pronunciou que lhe parecia não se devesse remover do cargo de prefeito quem escreve, o qual exercia tal encargo até agora na casa.
Pensou-se então no modo de eleição dos outros Sócios que concorrem à Direção, e se concordou em adotar a votação com sufrágio secreto como o mais breve caminho para constituir o Conselho, o qual devia ser composto por um Diretor Espiritual, pelo Ecônomo e por três Conselheiros, em companhia dos dois já eleitos, descritos acima.
Tendo agora sido feito Secretário para este fim quem escreve, ele protesta que cumpriu fielmente o encargo │ que lhe fora confiado pela confiança comum, atribuindo o sufrágio a cada um dos Sócios à medida que era anunciado na votação; e assim resultou na eleição do Diretor Espiritual por unanimidade a escolha do Clérigo Subdiácono Miguel Rua que não se recusava a aceitar. O que se repetiu para o Ecônomo, foi eleito e reconhecido o Diácono Ângelo Savio o qual prometeu também assumir o relativo encargo.
Faltava ainda eleger os três conselheiros; como primeiro dos quais, tendo-se feito como de costume a votação foi eleito o clérigo João Cagliero. Como segundo conselheiro saiu o clérigo João Bonetti. Para o terceiro e último, tendo saído iguais os sufrágios a favor dos clérigos Carlos Ghivarello e Francisco Provera, feita outra votação a maioria resultou para o clérigo Ghivarello, e assim foi definitivamente constituído o corpo de administração para a nossa Sociedade.
O qual fato, como veio complexivamente exposto até aqui, foi lido em plena reunião de todos os acima mencionados Sócios e superiores por agora nomeados, os quais uma vez reconhecida a sua veracidade, concordes fixaram que se conservasse esse original, o qual para a autenticidade assinaram o Superior Maior e como Secretário

Sac. Bosco Gio.
Alasonatti Vittorio Sac. Prefeito

(trad.: A.S.Ferreira)
********************************************
DIREZIONE GENERALE OPERE DON BOSCO
Via della Pisana 1111 - 00163 Roma
Il Rettor Maggiore
08.0459
Roma, 24 de junho de 2008
Natividade de São João Batista

Aos Irmãos salesianos
da Congregação

Objeto: Sesquicentenário de fundação da Congregação salesiana

Caríssimos Irmãos,


apenas encerrado o Capítulo Geral 26, que foi um verdadeiro Pentecostes para todos nós, eis-nos a viver e a celebrar um novo evento de graça: o Sesquicentenário de fundação da Congregação salesiana por Dom Bosco.
Na noite de 18 de dezembro 1859, no Oratório de São Francisco, nos aposentos de Dom Bosco, reúnem-se alguns jovens com a finalidade de “promover e conservar o espírito de verdadeira caridade que se requer na obra dos Oratórios para a juventude abandonada e periclitante”: assim escreve o P. Alasonatti na ata daquele encontro. Lê-se ainda na mesma ata: “Aprouve portanto aos Congregados erigir-se em Sociedade ou Congregação, a qual, tendo como finalidade ajudar-se mutuamente para alcançar a própria santificação, se propusessem promover a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação”.

O ano de 1859 é portanto o ano do nascimento da nossa Congregação. Desejo, por isso, propor a todos os Irmãos viverem o ano de 2009 como um ano de graça, recordando de onde vimos, quem somos e para onde vamos. Com esta celebração da nossa identidade carismática inicia também a peregrinação da urna de Dom Bosco por todas as Regiões da nossa Congregação e se abre deste modo a preparação para o bicentenário do seu nascimento em 2015.

Este acontecimento será vivido por todos nós como uma caminhada espiritual e pastoral, que iniciará com a solenidade de Dom Bosco, no dia 31 de janeiro de 2009, terá momentos salientes no dia 24 de junho, dia do seu onomástico, e no dia 16 de agosto, dia do seu nascimento, e culminará no dia 18 de dezembro de 2009 com a renovação da profissão por parte de todos nós, salesianos. Especial agradecimento a Maria será expresso no dia 25 de maio, solenidade da Auxiliadora. É-nos oferecido desta maneira “re-partir de Dom Bosco”, Fundador da nossa Congregação, da Família Salesiana e do vasto Movimento Salesiano.

Trata-se de tomar consciência da nossa identidade de pessoas consagradas, devotadas ao primado de Deus, à seqüela de Jesus Cristo obediente, pobre e casto, plenamente disponíveis ao Espírito, e justamente por isso totalmente dedicadas aos jovens. É uma identidade de se viver com alegria e manifestar visivelmente no fervor evangelizante, no amor pela salvação das almas, no ímpeto pastoral, que se inspiram no programa de vida de Dom Bosco: “Da mihi animas, cetera tolle”. A nossa identidade se deve portanto manifestar no fogo da paixão apostólica.

Durante o ano de 2009 acharemos tempo e modos para aprofundar, meditar e rezar as Constituições. Elas nos indicam a via da fidelidade ao carisma de Dom Bosco e à nossa vocação. Se no decorrer do ano tivermos refeito e redescoberto os empenhos de santificação traçados pela nossa Regra de vida, então a renovação da profissão de 18 de dezembro será o fruto de uma caminhada de conversão e o ponto de partida para uma renovada entrega de nossa vida a Deus pelos jovens. Dever-se-ão valorizar especialmente a preparação e a celebração da profissão perpétua deste ano. Dedicar-nos-emos também ao estudo do documento do CG26 para conhecer-lhe a letra e assumir-lhe o espírito. O documento capitular é o semblante da Congregação hoje.

Desde o início constituíram a Congregação salesiana aqueles jovens do oratório, que se tinham deixado envolver pela paixão apostólica de Dom Bosco e pelo seu programa de vida. O ano de 2009 pede-nos racontemos aos jovens a história dos inícios da Congregação de que eles foram “co-fundadores” com Dom Bosco, e pede-nos outrossim envolvê-los cada vez mais no empenho apostólico pela salvação de outros jovens. O envolvimento apostólico dos jovens é o terreno natural em que cresce a vocação consagrada salesiana. São tantos os jovens no mundo que, partindo do empenho apostólico, se deixam também hoje fascinar por essa vocação. Tenhamos a coragem de propor-lhes a esses jovens a vocação consagrada salesiana! Faço votos por que este sexênio, a partir desta ocorrência do Sesquicentenário da nossa Sociedade, seja realmente um período de grande fecundidade vocacional.

A Estréia para 2009 nos estimula a considerar a nossa tarefa na Família Salesiana. Nascidos há 150 anos como Congregação, temos a consciência de que o nosso Pai não pensou somente em nós, mas desde sempre desejou criar um “vasto movimento de pessoas que, de várias maneiras, trabalham para a salvação da juventude” (C 5). Nele e na Família Salesiana temos especiais responsabilidades. Fomos pensados como evangelizadores dos jovens e como animadores de uma família carismática.

Desde agora nos caminhos formativos e espirituais, pessoais, comunitários e inspetoriais, poder-se-ão ter presentes estas especiais indicações. Constituí para isso uma Comissão, coordenada pelo Conselheiro para a formação: ela vos oferecerá nos próximos meses alguns subsídios a respeito.

O Espírito de Cristo nos anime neste caminhar; N. Sra. Auxiliadora nos sustente com a sua solicitude materna; Dom Bosco seja nosso modelo e intercessor.

Cordialmente no Senhor,


Don Pascual Chávez Villanueva
Rettor Maggiore
********************************************
DIREÇÃO GERAL OBRAS DE DOM BOSCO
Via della Pisana 1111 - 00163 Roma
O Conselheiro Geral para a Formação
Roma, 14 de julho de 2008
Prot. 08/0522

Aos
Senhores Inspetores e
Delegados inspetoriais de formação
em suas Sedes

Assunto: Sugestões para o 150° aniversário de fundação da Congregação

Caríssimos Inspetores e Delegados,

após a carta enviada aos irmãos no dia 24 de junho sobre o sesquicentenário de fundação da Congregação, o Reitor-Mor pediu-me para oferecer às Inspetorias algumas sugestões de como viver esse acontecimento. Reuni-me, então, com um grupo de trabalho formado pelos seguintes irmãos: P. Andrea Bozzolo, P. Guido Errico, P Guido Novella e P. Daniel Federspiel. Juntos, preparamos as propostas que lhes apresento.
Este ano e o próximo caracterizam-se por alguns acontecimentos: a transmissão do Capítulo Geral 26, os 150 anos da fundação da Congregação, a Estréia que convida a Família Salesiana a crescer como movimento espiritual e apostólico empenhado na salvação dos jovens. O período 2008-2009, com os acontecimentos que o caracterizam já constitui a primeira etapa da preparação ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco em 2015. Neste período, com toda a Igreja, vivemos também o bimilenário do nascimento de São Paulo.
Não fomos nós que programamos esses acontecimentos; como dom, eles nos são oferecidos pelas circunstâncias, pela vida, pela história e, em definitivo, pelo Espírito. A nós, pede-se que os reconheçamos, acolhamos e valorizemos, para que se tornem momentos de graça. Eles envolvem o irmão e a comunidade salesiana, os jovens e os leigos das comunidades educativo-pastorais, o Movimento Juvenil, a Família Salesiana. É importante, por isso, que na Inspetoria, o Delegado para a formação, o Delegado para a pastoral juvenil, o Delegado para a Família Salesiana com o Inspetor procurem estudar o modo de harmonizar caminhos e iniciativas.
As sugestões que seguem aludem à programação formativa da comunidade e da Inspetoria e a programação educativo-pastoral; elas referem-se aos 150 anos da fundação da Congregação salesiana. Sugestões para assimilação do CG26 e para a aplicação da Estréia 2009 já foram apresentadas alhures. Cabe à Inspetoria assumir o que pode ser útil, evitar a multiplicação de propostas, unificar o que for fragmentário.
1. Celebrações significativas

Ao acolher o convite do Reitor-Mor para fazer de 2009 "o ponto de partida de uma renovada oferta da nossa vida a Deus pelos jovens", sugere-se, antes de tudo, que se acentuem algumas festas salesianas. O ano inicia em 31 de janeiro e conclui-se em 18 de dezembro com a renovação da Profissão. É possível, ainda, valorizar a festa de S. Domingos Sávio, a solenidade de Maria Auxiliadora, a solenidade do nascimento de S. João Batista, o dia do nascimento de Dom Bosco, 16 de agosto. A Inspetoria e as comunidades saibam programar modalidades concretas para celebrar cada uma dessas festas.

31 de janeiro de 2009 – São João Bosco (conversão pessoal)
Caminho de conversão e oferta renovada de si a Deus e aos jovens

Entre as iniciativas propostas para esta festa, em nível de comunidade salesiana, será oportuno evidenciar a dimensão da conversão pessoal, sublinhada no primeiro núcleo do CG26. Será importante, para a comunidade educativo-pastoral e para a Família Salesiana, anunciar que neste ano se recorda o nascimento da Congregação. Se o texto do Capítulo ainda não tivesse sido entregue oficialmente, pode ser feito nessa ocasião. No tríduo da festa, podem ser utilizadas as celebrações preparadas no subsídio CD para a transmissão do núcleo 1 e a outra preparada para a entrega do documento capitular.

6 de maio – S. Domingos Sávio (protagonismo apostólico dos jovens)
Os jovens co-fundadores com Dom Bosco

Estamos habituados, na missão salesiana, a olhar para os jovens como destinatários. A celebração dos 150 anos da fundação da Congregação pede-nos para redescobrirmos os jovens como co-fundadores e, portanto, protagonistas do carisma de Dom Bosco. A festa de S. Domingos Sávio é uma ocasião para tornar evidente o envolvimento dos jovens na missão salesiana e na evangelização de seus coetâneos. Eles são convidados a "fazer o bem aos próprios colegas".

25 de maio – Maria Auxiliadora (entrega a Maria)
Reconhecimento humilde por sermos acompanhados pela presença de Maria mãe e mestra

Nem sempre vivemos conscientes da presença de Maria em nossa Congregação e na vida salesiana; como diz-nos Dom Bosco, "foi Ela quem tudo fez". É oportuno, pois, despertar em nós e em nossa atividade pastoral o auxílio de Maria. Esta é a festa da Família Salesiana, reconhecida a Maria, inspiradora e fundadora (cf. Const. 1). Em 2009, o dia 24 de maio coincide com um domingo do tempo pascal; por isso, a liturgia de Maria Auxiliadora é celebrada no dia 25 de maio.

24 de junho – Nascimento de S. João Batista ( reconhecimento ao sucessor de Dom Bosco)
Uma família ao redor do sucessor de Dom Bosco

Na família, o dia do onomástico de um membro evidencia as relações afetivas que ligam os componentes. Em 24 de junho, celebrava-se em Valdocco o onomástico de Dom Bosco e a festa do reconhecimento; é o momento tradicional para nos sentirmos família que cultiva relações de filhos para com o pai, fraternidade calorosa entre nós, união pela missão, projeto comum pelos jovens. Encontraremos nessa ocasião o modo de expressar a nossa lembrança afetuosa e orante pelo Reitor-Mor, sucessor de Dom Bosco e centro de unidade da Família Salesiana.

16 de agosto – Nascimento de Dom Bosco (dom da vida)
A vida como dom de Deus e dom de nós mesmos

Com a recordação do nascimento de Dom Bosco, redescobrimos o dom da nossa vida: um dom recebido com gratidão, que se torna dom de si, empenho de santificação, caminho vocacional, felicidade, plenitude de vida. No "caminho que conduz ao amor" testemunhamos ao nosso redor o entusiasmo e a alegria da santidade cotidiana e do dom total de nós mesmos a Deus pelos jovens.

18 de dezembro – Fundação da Congregação (empenho na vocação salesiana)
Entusiastas e co-responsáveis em continuar a vocação de Dom Bosco pelos jovens

É o cume do itinerário iniciado. Nesse dia, em toda a Congregação, os irmãos renovam a fidelidade ao chamado de Deus no seguimento de Dom Bosco, entregando-se a si mesmos na missão juvenil, na vida fraterna, na seqüela radical de Cristo obediente, pobre e casto. Algumas orientações para a celebração poderão ser encontradas nos subsídios.

2. Caminhada da comunidade salesiana

Quaresma 2009

Para todo cristão, a Quaresma é um tempo privilegiado de renovação interior e de conversão, na redescoberta da graça do Batismo e no compromisso de viver segundo a própria vocação. Para nós, a Quaresma 2009 pode ser, antes de tudo, ocasião de traduzir em ações uma das sugestões do CG26, ou seja, o convite ao contato mais freqüente com as Constituições.
Já por ocasião da festa de 31 de janeiro de 2009, o livro das Constituições, eventualmente impresso num formato maior, poderá ser exposto na capela comunitária, sob o quadro ou a estátua de Dom Bosco, como sinal exterior da maior atenção que a comunidade entende reservar a esse "testamento vivo" do nosso Fundador.
Durante a Quaresma, é oportuno que se faça a leitura diária de algum artigo da Regra, na maneira que a comunidade achar mais conveniente; por exemplo: no início da meditação ou no momento da oração da tarde ou ainda no início das refeições. Para um conhecimento mais profundo, poderia ser útil retomar os seus conteúdos no boa-noite ou numa conferência comunitária, valorizando o texto do Comentário oficial e as orações que são colocadas no final de cada artigo. O contato cotidiano com as Constituições será também compromisso pessoal de cada um.
Sugere-se, ainda, no tempo da meditação, o convite à lectio divina pessoal, a partir das leituras da liturgia do dia ou da leitura continuada de alguma carta de S. Paulo.
Por ocasião dos retiros mensais de fevereiro e março, a comunidade poderá aprofundar a espiritualidade do "da mihi animas, cetera tolle" mediante a lectio divina de dois textos de S. Paulo, nos quais o Apóstolo trata da urgência de evangelizar (2Cor 4,1-6) e das tribulações ligadas ao ministério pastoral (2Cor 4,7-12). As duas páginas podem ser atualizadas fazendo referência aos núcleos II e IV do documento do CG26. Nessas ocasiões, podem ser valorizadas as celebrações da liturgia da Palavra e da Adoração eucarística, apresentadas no CD do CG26, relativas aos núcleos II e IV.
O itinerário quaresmal de conversão poderá culminar numa celebração penitencial comunitária, na qual os irmãos serão convidados a pedir perdão a Deus pelas infidelidades vocacionais e a, juntos, invocarem o dom de uma maior coerência com a nossa Regra da vida. Oferece-se um esquema celebrativo dessa celebração penitencial.
Advento 2009

O tempo de Advento será marcado pela celebração do dia 18 de dezembro, na qual cada salesiano viverá a experiência da renovação da Profissão religiosa. Vista a particularidade do tempo litúrgico, sugere-se que se valorize a novena da Imaculada dando atenção ao Eis-me de Maria diante do chamado de Deus, à resposta positiva de Dom Bosco depois do sonho dos nove anos e ao nosso assentimento pessoal no início de nossa vocação.
A caminhada proposta, depois do encontro com o "sim" de Maria e com o de Dom Bosco, tem em vista tornar cada irmão responsável do dom da própria vocação e partícipe da dos demais salesianos da comunidade. Sugere-se que o irmão faça memória, quem sabe por escrito, das origens da própria vocação na forma de uma narração ou de uma "carta a Dom Bosco" ou da recordação de um salesiano decisivo na opção vocacional. Com a oração a Dom Bosco cada um, enfim, será chamado a agradecer ao nosso Pai e Fundador.
No tempo da meditação, durante a novena, poder-se-á usar os primeiros 10 minutos para uma leitura do trecho proposto e para a apresentação de alguns pontos de reflexão, deixando depois o tempo restante ao silêncio pessoal. Convém que todos os irmãos tenham cópia do texto de referência.
Os dias da novena podem ter a seguinte articulação:
- Domingo 29 de novembro: Iº do Advento – Vésperas e Adoração Eucarística
- 2ª feira 30 de novembro: lectio divina sobre Lc 1,26-28 – "A Anunciação" I
- 3ª feira 1º de dezembro: lectio divina sobre Lc 1,29-33 – "A Anunciação" II
- 4ª feira 2 de dezembro: lectio divina sobre Lc 1,34-38 – "A Anunciação" III
- 5ª feira 3 de dezembro: leitura meditada da narração do "sonho dos nove anos" I
- 6ª feira 4 de dezembro: leitura meditada da narração do "sonho dos nove anos" II
- Sábado 5 de dezembro: B. Rinaldi: cada irmão recorda ou escreve os inícios da própria vocação
- Domingo 6 de dezembro: IIº do Advento – Vésperas e Adoração Eucarística
- 2ª feira 7 de dezembro: cada irmão reza ou escreve a sua oração a Dom Bosco
Nos dias seguintes à Solenidade da Imaculada, como preparação imediata ao dia 18 de dezembro, a comunidade local pode prever ao menos um encontro de partilha no qual cada salesiano terá a possibilidade de falar da própria história vocacional, propondo ou lendo aos outros salesianos a recordação da própria vocação e a oração a Dom Bosco, amadurecidas nos dias anteriores.

3. Envolvimento dos jovens

O Reitor-Mor, neste 150º aniversário e em coerência com o terceiro núcleo temático do CG26 "necessidade de convocar", pede-nos que contemos aos jovens a história dos inícios da Congregação da qual eles foram "co-fundadores" com Dom Bosco; que os envolvamos na ação apostólica com a mesma paixão do "da mihi animas"; que lhes proponhamos a vocação consagrada salesiana em suas duas formas.
Sugere-se às comunidades educativo-pastorais que anunciem aos jovens a história do nascimento da Congregação salesiana, surgida por ação do Espírito Santo, com a intervenção materna de Maria, com a colaboração de Dom Bosco com os jovens. As festas dos jovens, que se realizam nas Inspetorias, podem ser ocasião para contar esses inícios carismáticos. Favoreça-se também um encontro de escuta, comunicação e diálogo dos jovens com a comunidade salesiana sobre as expectativas, opiniões e sugestões que nutrem em relação à Congregação.
Sugere-se, ainda, às comunidades educativas, que favoreçam ações e trabalhos apostólicos nos quais os jovens sejam protagonistas na evangelização de seus coetâneos. Incrementem-se grupos ou associações de trabalho apostólico, inspirados na espiritualidade do "da mihi animas". Valorize-se a festa de S. Domingos Sávio, sobretudo para os meninos e jovens empenhados apostolicamente. O confronto no Movimento Juvenil Salesiano ajude a desenvolver o compromisso apostólico.
A comunidade salesiana encontre momentos de comunicação da história vocacional dos irmãos, sobretudo com os jovens empenhados na ação apostólica e disponíveis à busca vocacional. Envolva jovens, leigos e famílias na oração pelas vocações de especial consagração. Ofereça aos jovens experiências de partilha da própria vida comunitária. Inicie ou continue a reflexão sobre as modalidades de animação vocacional local e sobre a comunidade de aspirantado.

4. Partilha com os leigos

"O espírito, a mentalidade e a experiência pastoral levaram Dom Bosco a amadurecer algumas convicções: a possibilidade de o espírito salesiano ser vivido em diversos estados de vida e, portanto, contribuir por meio da união dos 'bons' à grande missão da Igreja; a fundação dos primeiros grupos, aglutinados ao redor da experiência oratoriana, com ligação diversa, com consistência associativa diversa, com requisitos diversos de pertença" (Apresentação da Estréia 2009).
O trabalho educativo-pastoral, na tradição salesiana, é um caminho de santidade. No espírito da Estréia 2009, proponha-se onde for possível um encontro de leigos co-responsáveis e mais envolvidos na missão salesiana. Em clima de fraternidade, eles sejam convidados a compartilhar a própria experiência de como vêem a missão salesiana e de como esse trabalho os enriquece. Valorizando a experiência de partilha, pode-se concluir com um momento celebrativo.
A apresentação da Estréia oferece, no número 4, algumas sugestões que podem inspirar reflexões e iniciativas para "fazer com que a Família Salesiana se torne um vasto movimento a serviço da salvação dos jovens" (Apresentação da Estréia 2009). Elas referem-se também aos leigos envolvidos na missão salesiana e nela co-responsáveis e, portanto, fazem parte do movimento salesiano; de fato, nem todos esses leigos pertencem à Família Salesiana.

5. Momentos da Inspetoria

Preparação e celebração das Profissões

Dê-se neste ano uma atenção particular à preparação da primeira Profissão, o ano de noviciado, e também às renovações e à Profissão perpétua. Em 1859 nasce a Congregação; ela renasce e cresce ainda hoje, sempre que um jovem acolhe o convite do Senhor Jesus para segui-lo na vida consagrada nos passos de Dom Bosco. A nossa vocação é a vida consagrada; ela precisa ser colocada no centro desde os primeiros passos da formação e precisa ser redescoberta por todos.
No clima cultural atual, no qual os jovens vivem a incerteza do futuro e a fragilidade na tomada de decisões, são necessárias experiências intensas, prévias ao noviciado; de aqui a importância do aspirantado e do pré-noviciado, com a finalidade de ajudar a amadurecer opções conscientes e responsáveis. A Profissão temporária não deve ser considerada, então, como uma experiência de voluntariado; trata-se da oferta de toda a própria vida a Deus pelos jovens. A fórmula para a Profissão temporária sublinha bem que ela é uma opção definitiva; de fato, o professando afirma que "tendo embora a intenção de oferecer-se" a Deus "por toda a vida", "segundo as disposições da Igreja" faz voto de ser obediente, pobre e casto por um período determinado. É preciso favorecer na Congregação uma mudança de mentalidade a respeito, porque um modo errado de entender a profissão temporária corre o risco de reforçar a provisoriedade e a fragilidade que marcam as novas gerações.
As celebrações das primeiras profissões, das renovações e das profissões perpétuas sejam vividas na Inspetoria como reconhecimento a Deus, que sempre suscita jovens generosos que pretendem dar o primado a Deus em suas vidas, colocar-se no seguimento de Cristo, viver a disponibilidade ao Espírito pelos jovens, sobretudo os mais pobres. Essas celebrações em sua simplicidade, dignidade e solenidade, devem favorecer a criação da mentalidade de uma opção por toda a vida. Ordinariamente, nas Inspetorias, as profissões sejam celebradas nos dias 31 de janeiro, 24 de maio, 16 de agosto e 8 de setembro.
Sugere-se enfim que durante a preparação para a profissão perpétua, os professandos compartilhem a própria história vocacional com os irmãos perpétuos da sua comunidade e com os irmãos que os acompanharam mais de perto durante os vários anos da caminhada formativa.

Exercícios espirituais

Os Exercícios espirituais de 2009 poderiam concentrar-se no aprofundamento das Constituições. Poder-se-ia repensar também a sua modalidade de atuação: pela manhã, poder-se-ia ter a meditação na forma de "lectio divina", e, à tarde, a instrução poderia ser concentrada nas Constituições. Os dois momentos deveriam ser unitários: a fundamentação bíblica da manhã teria depois uma tradução carismática à tarde. A oração comunitária, a leitura continuada, a reflexão e a oração pessoais poderiam ser concentradas em nossa Regra de vida.
As Constituições são o projeto de vida dos salesianos de Dom Bosco; durante os Exercícios, cada irmão seja convidado a concretizar o projeto pessoal de vida na perspectiva das Constituições. A vida consagrada é um caminho de santificação, que exige uma metodologia espiritual, sem a qual não há crescimento. O projeto pessoal de vida favorece essa metodologia; ele é a regra de vida adaptada às próprias situações "hic et nunc". Os Exercícios espirituais proponham, por isso, aos irmãos a reformulação do projeto pessoal de vida. As linhas de ação do CG26, que se referem ao empenho dos irmãos individualmente, podem fazer com que cada um assuma o perfil do salesiano que emerge das Constituições e do próprio Capítulo, e a concretizar tal projeto.

Peregrinação da urna de Dom Bosco

Já em 2009, a urna de Dom Bosco passará por algumas Inspetorias; nos anos seguintes, a urna visitará as demais Inspetorias. É um momento a ser vivido não só como evento, mas como momento de um caminho espiritual e pastoral. Em 2009, essa passagem pode ser caracterizada com a recordação dos inícios da Congregação e do Movimento salesiano, que tiveram em Dom Bosco o seu fundador. A visita da urna de Dom Bosco terá seguramente grande capacidade de convocação de jovens, famílias e leigos; poderá envolver a Igreja local e o território; deve oferecer a todos uma experiência, uma mensagem e, sobretudo, um novo reinício na própria caminhada.

6. Sinais e ações simbólicas

A celebração de 2009 poderá ser enriquecida por alguns sinais que manifestem externamente a importância dessa ocorrência e fiquem como memória da caminhada feita. As sensibilidades e as culturas são diversas; cada comunidade poderá escolher o que tem como mais útil.
Entre estes sinais pode-se valorizar o texto das Constituições, impresso num formato maior. Ele, como já indicado, poderá ser exposto na capela comunitária, utilizado cotidianamente para a leitura de algum artigo e assinado depois da renovação da Profissão em 18 de dezembro.
Far-se-á o possível para que nessa data esteja disponível um volume que recolha as principais "Fontes salesianas", como foi pedido pelo CG26, de modo que os irmãos possam ter um contato freqüente com os principais textos da nossa tradição espiritual.
Pode-se recordar e valorizar visivelmente o brasão da Congregação salesiana, com o seu lema "da mihi animas, cetera tolle". Como pode, também, ser valorizada a medalha da Primeira profissão e a cruz da Profissão perpétua.
Oferecem-se alguns exemplos de slogan que podem ser utilizados como elemento comunicativo: "Sem vós eu nada poderia ter feito" (Dom Bosco); "Eu fiz o esboço, vós fareis o colorido" (Dom Bosco), "A semente tornou-se uma árvore e a árvore, um bosque" (Reitor-Mor).
Existem subsídios de multimídia úteis para as várias iniciativas. Indicam-se, particularmente, o DVD "Veio um homem enviado por Deus, e o seu nome era João" (6') preparado por "Missões Dom Bosco" e o CD Rom "Rumo a 2015. O CG 26", preparado pelo Dicastério da Comunicação Social.
Pode-se sugerir, enfim, onde parecer oportuno, enviar um cartão de participação dos 150 anos da Congregação aos responsáveis da Igreja e da sociedade civil.

Conclusão. O acontecimento do sesquicentenário de fundação da Congregação constitui uma ocasião de aprofundamento da identidade carismática. É preciso oferecer, por isso, uma boa animação comunitária por parte do diretor, com o envolvimento dos irmãos, jovens, leigos e famílias. Com estas sugestões, encontrarão anexos os subsídios celebrativos.
Desejo-lhes que a caminhada deste ano seja fecunda e prolongue a experiência pentecostal que foi o CG26. O Espírito Santo abra a nossa mente e inflame o nosso coração.
Em Dom Bosco,
P. Francesco Cereda
********************************************

Nenhum comentário: