2009/02/24

Recomendo: Sou Católico, vivo a minha fé. CNBB.

Neste feriadão de Carnaval (2009) tive a oportunidade de poder terminar uma leitura que comecei ano passado (2008): Sou Católico, vivo a minha fé, da editora CNBB. Que foi escalado ano passado para estudo dos Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarístia (MEDSC) da Diocese de Campos dos Goytacazes/RJ. Dele eu compartilho as páginas 208 - 210:

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

A Palavra de Deus ocupa um lugar fundamental na experiência da fé cristã. Para a oração, ela é a fonte principal. Como orar a partir da escuta da Palavra de Deus? Os passos seguintes têm o objetivo de ajudar no caminho da oração que brota da Palavra de Deus.
Antes de tudo, é importante criar um ambiente de recolhimento, uma atitude de siLêncio e de escuta da Palavra, colocando-se na presença de Deus. Inicia-se, então, com uma oração ao Espírito Santo. Esta oração pode ser cantada, sob a forma de refrãos. A seguir, três passos são fundamentais:
Ler com atenção e calma o texto bíblico escolhido ou indicado, procurando compreender o sentido de cada palavra ou frase; reler, se necessário, para entender o que o texto diz.
Meditar procurando responder o que a Palavra diz para mim ou para nós, hoje. Atualizar o sentido do texto para a vida pessoal, comunitária ou social, tendo presente a compreensão transmitida pela Igreja da passagem bíblica meditada. Pode-se escolher uma palavra ou frase para resumir e memorizar a mensagem da Palavra para a nossa vida.
Orar, considerando o que o texto meditado me leva a dizer a Deus. Trata-se de nossa resposta à Palavra, em forma de oração.
Estes passos desembocam numa atitude de contemplação e de compromisso: contemplação do mistério do amor de Deus em nossa vida, permanecendo na presença de Deus em atitude orante; compromisso de viver a mensagem da Palavra lida, meditada e rezada, com esforço sincero e confiança na graça.
A Igreja recomenda, com insistência, a frequente leitura e o estudo da Bíblia, especialmente a leitura orante da Bíblia. Nela, os católicos encontram o alimento espiritual, a luz para suas vidas e a comunhão com Deus e com a Igreja.

4 comentários:

Prof. Daniel Gustavo disse...

Caro Amigo Professor, Filosofo e colega de ministério aguardo um breve, mas edificante comentário sobre Obama,dentro dos seus amplos conhecimentos.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Hummmmmmmmmmmm isto aqui está muito bom! Muito!!!!!!!!!!!
Vou saborear cada pedacinho... degustando...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Hummmmmmmmmmmm isto aqui está muito bom! Muito!!!!!!!!!!!
Vou saborear cada pedacinho... degustando...

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.