2009/03/21

Alguns pensamentos de Dom Bosco.


Textos retirados do livro do Pe. Jaci Cogo (SDB) que selecionou e organizou esses pensamentos:

Amigos-Amizade:
* “Dê um jeito para que todo aqueles que falam com você se tornem seus amigos”. (MB X, 1183)
* “Lembrem-se de que será um grande dia para vocês aquele em que conseguirem dobrar um inimigo e conquistar um amigo”. (MB XVII, 271)

Amor-Amar-Amorevolezza-Afeto:
* “Meus caros, eu os amo de todo o coração. Basta que vocês sejam jovens para que os ame muito. Dificilmente vocês encontrarão quem os ame mais em Cristo do que eu e alguém que mais do que eu deseje a salvação de você”. (de O Jovem Instruído 1847 SPS 30)
* “O bem de us seja o bem de todos. As dores e sofrimentos de um sejam também de todos”. (Lembranças aos missionários SPS 123)
* “Os jovens não só devem ser amados, mas devem também sentir que são amados”. (Duas cartas de Roma SPS 294)
* “Deus não gosta das coisas feitas só por obrigação. Sendo Deus de amor quer que se faça tudo por amor’. (MB VI, 15)
* “Quem quer ser amado precisa demonstrar que ama”. (MB XVII, 111)

Apostolado:
* “Ë Deus que quer fazer. E nós temos que rezar para que ele tenha a bondade de servir-se de nós para suas santas empresas”. (MB X, 1080)
* “Foi-se o tempo em que bastava a gente se unir para rezar. Mas agora que aumentaram os meios de perversão, sobretudo dos jovens, é preciso se unir na ação”. (MB XI, 74)
* “Não adianta nada ficar lamentando os males. É preciso arregaçar as mangas e dar de tudo para elimina-los”. (MB XIV, 116)
* “Quem quiser trabalhar com fruto deve ter a caridade no coração e a paciência na ação”. (MB XVI, 32)

Bondade, Bom, Bons:
* “Uma coisa eu lhes recomendo mais do que qualquer outra: onde quer que vocês se encontrem, mostrem-se bons cristãos e homens retos. Assim se demonstrarão verdadeiros filhos de Dom Bosco”. (MB XIV, 511)
* “Não existe melhor prato do que uma boa acolhida”. (MB XVII, 112)

Caridade:
* “Deus nos pôs no mundo para os outros”. (MB VII, 30)
* “O bem de um seja o bem de todos. O mal de um seja afastado como se fosse o mal de todos”. (MB X, 1311)
* “Quem quiser trabalhar com fruto, deve ter a caridade no coração e a paciência nas obras”. (MB XVI, 32)
* “A primeira caridade é a que usamos com nossa alma”. (MB XVI, 316)
* “A caridade desconhece diferenças de raça e distância de lugares”. (MB XVII, 237)

Catecismo, Catequistas:
* “Sustento e alimento da nossa alma é a Palavra de Deus, isto é, a pregação e explicação do evangelho e o catecismo”. (de O Jovem Instruído)
* “O tempo do catecismo é breve. Por isso se empregue todo o tempo na explicação... Cuidado com a vaidade de ficar falando muito bonito. O Senhor vai nos perguntar se nós instruímos os jovens e não se nós os divertimos”. (MB XIV, 383)
* “Vocês, catequistas, ensinando o catecismo, estão fazendo uma obra meritória diante de Deus. Estão cooperando para a salvação das almas remidas pelo sangue precioso de Jesus e mostrando o caminho da verdadeira salvação. Quem os ouvir, abençoará sempre suas palavras, porque ensinaram o caminho para eles se tornarem bons cristãos, bons cidadãos, úteis à própria família e mesmo à sociedade civil”. (MB III, 102)
* “O catequista apareça sempre de cara boa e mostre a importância daquilo que ensina. Quando tiver que corrigir ou aconselhar, use sempre palavras que encorajem e não humilhem. Estimule quem merece e tenha cuidado no repreender”. (MB III, 104)

Comunhão:
* “Cristão, se você quiser fazer a ação mais eficaz para vencer as tentações, e a mais segura para fazer você perseverar no bem, comungue sempre que puder”. (MM 437)
* “Ë preciso que o Senhor tome posse do coração dos jovens antes que o pecado o faça”. (MB IV, 386)
* “A comunhão é o alimento que dá vida, alimento que dá força”. (MB IX, 709)
* “A vocação se conserva com uma vida recatada e com a santa comunhão”. (MB I, 460)
* “Há gente que diz que para comungar é preciso ser santo. Não é verdade. A comunhão é para quem quer ser santo. Remédio é para os doentes, alimento é para os fracos”. (MB VII, 679)

Nenhum comentário: