2009/01/31

Feliz Aniversário Prof. Paulo Carneiro!


Ontem, dia 30/01/2009, meu amigo Prof. Paulo Carneiro reuniu parentes e amigos para comemorar seus 61 anos, que na realidade foi uma comemoração de véspera, pois o amigo completa anos no dia 31/01 que por bondade divina coincide com o dia santo dos jovens, São João Bosco (fundador da Família Salesiana).
O Prof. Paulo Carneiro é um renomado membro da Escola Mater Ecclesiae, que dá uma importante contribuição à formação teológica na Diocese de Campos, além de ser, reconhecidamente um excelente filósofo (formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ), psicólogo (formado pela Universidade Estácio de Sá) e colega da Pós-Graduação em Filosofia Clínica.
Uma máxima que o Prof. Paulo Carneiro, por várias vezes, usou como mote na comemoração de seu dia natalício foi: “A verdade vos libertará”. Tema que possui profundas reflexões teológicas e filosóficas da/na existência.
A contagiante sabedoria do amigo Prof. Paulo Carneiro, nos impressionou muito, sobretudo conversamos sobre temas polêmicos e ele disse: “Pra quem conhece um pouco da história do ser humano, muitas ações não surpreendem”. De fato, tendo um pouco de reflexão a respeito sobre a “natureza” humana, muito de suas ações, de certa maneira, já são, como que, previstas.
Na residência do Prof. Paulo Carneiro, nos impressionou muito, também, como a senhora esposa do Prof. Paulo, a enfermeira, Sra. Conceição, que sabe realmente acolher com simpatia e elegância os amigos. Conceição, uma grande companheira que transpira amor pelo marido e não sente vergonha em ser honesta com os próprios sentimentos de um amor que é corajoso, guerreiro e afetuoso. Parabéns, Prof. Paulo Carneiro, pois o maior presente que Deus te deu depois do precioso dom da vida, foi fazer os caminhos de você e Conceição se cruzarem e abençoado o amor de vocês.
A comemoração contou com as seguintes presenças, além dos parentes, como: Pe. Márcio André, Sr. Sadí Bogado e esposa, Prof. Wainer Teixeira de Castro, Sr. Rener (tesoureiro da Escola Mater Ecclesiae), Dra. Cassiana Martins (minha esposa) e eu. Sentimos a falta do Prof. Cristiano Simões e sua noiva Profa. Gisela Porto, que não puderam estar conosco, por terem um compromisso inadiável na capital do estado do Rio de Janeiro, cidade de mesmo nome.
A comemoração foi ímpar, pois posso defini-la como encontramos em Sto. Agostinho, na obra De beata vita. A referida obra trabalha sobre a questão da felicidade, que Sto. Agostinho desenvolve no contexto de seu aniversário. Ele, Sto. Agostinho, volta-se aos seus convivas, agradecendo a presença de todos e que como anfitrião não poderia, apenas, oferecer alimentos para o corpo, mas, também, alimentos para as almas oferecendo temas, como o da felicidade, para os seus caríssimos amigos. Chegando a conclusão de que aquele que é feliz é quem possui a Deus. Semelhante foi a comemoração na residência do Prof. Paulo Carneiro, onde tivermos um ambiente de acolhida e iguarias tanto para o corpo e para a alma com temas reflexivos.
Assim, ratifiquei que a felicidade anda na vida do Prof. Paulo e Conceição, por eles estarem em sintonia um com o outro, com Deus e com os amigos.
Parabéns, amigo Prof. Paulo Carneiro pelo aniversário e feliz dia de São João Bosco.

Nenhum comentário: