2009/01/31

Hoje é dia de Dom Bosco!


São João Bosco é celebrado hoje (31/01, dia de sua morte) nas igrejas da Religião Católica. Dom Bosco, como é conhecido, nasceu dia 16/08/1815 e faleceu (entrou no céu) dia 31/01/1888 na Itália. Foi considerado o santo da juventude, pois dedicou toda a sua vida na salvação dos jovens. Ele fundou a Congregação Salesiana (a palavra salesiano, provém de São Francisco de Sales) e a partir daí levantou-se um grande movimento nascido do carisma grande movimento nascido do carisma de Dom Bosco, chamado de Família Salesiana.
Gostaria de falar um pouco da Família Salesiana, pois há muita confusão sobre esse tema.
A Família Salesiana compõe-se de grupos reconhecidamente por Roma (Vaticano) e pela Congregação Salesiana, como sendo portadores do carisma e da missão de Dom Bosco. Esses grupos são: Salesianos de Dom Bosco (SDB) que são compostos pelos padres e religiosos consagrados (irmãos) denominados coadjutores; Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) compostas pelas irmãs consagradas (as FMA foram fundadas por São João Bosco e Sta. Maria Domingas Mazzarello); a Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC) composta por pessoas diversas que não são SDB e FMA (a Associação dos SSCC e é como uma Ordem Terceira da Congregação Salesiana); Confederação dos Ex-alunos e Ex-alunas Salesianos, que é um ramo interessante, pois não basta ter convivido com uma presença salesiana em alguma obra (Colégios, Oratórios, Paróquias, etc.) para ser um Ex-aluno e Ex-aluna, é necessário fazer parte da Confederação para o ser com “letra maiúscula”; Voluntárias de Dom Bosco (VDB), fundadas por um sucessor de Dom Bosco, chamado de Dom Miguel Rua (Dom Rua), que consiste em pessoas que são consagradas que vivem na sociedade e nós conhecemos e não sabemos, ou melhor, nem desconfiamos que sejam consagradas, pois elas têm um voto (chamado de “reserva”), que as impedem de se identificarem como consagradas e, assim, poderem dar testemunho da fé em Cristo como iguais a nós (“leigos”); há outros ramos da Família Salesiana, mas nos limitaremos a esses.
Há um problema que necessitamos identificar. Como vimos para ser de fato da Família Salesiana, temos que fazer parte de algum ramo, grupo. Pois, já vi muito dizerem por aí: “sou da ‘Família Salesiana’, porque trabalho e/ou estou em uma obra salesiana”. Bom, que Família Salesiana? Como vimos, necessita-se fazer parte de um ramo, de um grupo canonicamente reconhecido para o ser. Devemos, então, distinguir a instituição, o movimento chamado Família Salesiana, do sentimento piegas ‘família salesiana’. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
A Congregação Salesiana, através do Capítulo Geral 24 (Capítulo Geral é uma grande reunião que acontece na Itália de tempos em tempos, para decidir e pensar questões importantes para o rumo da Congregação), de 19 de fevereiro a 20 de abril de 1996 em Roma, que teve como tema: “Salesianos e Leigos: comunhão e partilha no espírito e na missão de Dom Bosco” e foi-se elaborado um documento fruto da reunião, chamado de Documento Capitular. Nesse documento, chegou-se a uma definição daqueles que necessariamente não pertencem a nenhum ramo ou grupo reconhecido da Família Salesiana, como os são os chamados “Amigos de Dom Bosco” que na nota marginal, do Documento Capitular, de número 50:
No amplo contexto do MS (Movimento Salesiano) insere-se a realidade variegado dos Amigos de Dom Bosco: simpatizantes, admiradores, benfeitores, colaboradores, consultores, crentes e não-crentes, não-cristãos. Com nuances diversas eles apresentam a seguinte identidade:
— revelam uma atitude de simpatia pela figura de Dom Bosco, seu espírito e sua missão;
— exprimem o próprio apego a Dom Bosco;
— entendem colaborar, de formas várias, em iniciativas de bem, partilhando assim a missão salesiana.
Reconhece-se que os amigos de Dom Bosco se inserem num movimento mais amplo que a realidade atual da Família Salesiana. Sua inserção no espírito e na missão de Dom Bosco é diversificada, com gradações a atitudes diversas, segundo a imagem dos círculos concêntricos: para alguns trata-se de um envolvimento direto, para outros de participação indireta
”.
A todos, Família Salesiana, sobretudo à Associação dos Salesianos Cooperadores, que minha esposa e eu pertencemos, desejamos um feliz e alegre dia de Dom Bosco, com seu auge na Celebração Eucarística (Missa) em honra de sua memória (Dom Bosco) hoje na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora pertencente ao Instituto Dom Bosco (Colégio Salesiano de Campos dos Goytacazes/RJ) às 19hs. Esperamos todos lá.
Em Dom Bosco,
Prof. Kauê Martins (sscc).

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado