2009/04/23

Do site da CNBB: "Crise econômica é tema da análise de conjuntura apresentada na Assembleia da CNBB".

Uma análise da conjuntura a partir da crise econômica foi apresentada aos bispos, nesta quarta-feira, 22 (abril de 2009), primeiro dia da 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). O sociólogo Pedro Ribeiro apresentou o texto, que não é documento da CNBB, e de cuja elaboração fez parte juntamente com o padre José Ernanne Pinheiro e Gilberto Souza.
Segundo o texto, o que está em debate é a natureza e os desdobramentos da atual crise. “Num pólo estão os que veem nela apenas uma ocorrência cíclica normal no sistema capitalista, cujo crescimento sempre alterna tempos de expansão e de contração da economia. No outro pólo, estão os que percebem nela o limite final do sistema econômico movido pelo produtivismo consumista que tem como meta o lucro para o capital, ou seja, o capitalismo”, afirma os autores da análise.
Uma das pistas práticas para a saída da crise, segundo a análise, é a economia solidária que aponta 22 mil empreendimentos no Brasil “onde trabalham cerca de 2 milhões de pessoas”. O texto diz, no entanto, que para superar a crise, a economia solidária precisa ultrapassar o nível micro. “Para superar a crise global a economia solidária precisará passar do nível micro ao nível macro: uma coisa são os empreendimentos locais, que agrupam no máximo algumas centenas de pessoas trabalhando; outra coisa é sua capacidade de um dia vir a atender as necessidades de 7 bilhões de pessoas, muitas delas querendo satisfazer os desejos atiçados pela propaganda veiculada pelo sistema capitalista”, explicam os analistas.

Para ver o documento de análise (que não é o oficial, mas o apresentado para estudo) clique no endereço: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_49ef922b7321d.doc

Nenhum comentário: