2009/04/20

Dom Orani, novo Arcebispo do Rio de Janeiro.

Do site da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro:

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a cerimônia de posse de Dom Orani João Tempesta como novo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O evento será no domingo, dia 19 de abril, na Catedral Metropolitana, Av. Chile, nº 245, no Centro, e mais de 40 autoridades eclesiásticas já confirmaram presença. Dom Geraldo Lyrio Rocha, Presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte estão entre os confirmados.

Segundo Padre Cristiano Holtz, membro da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, a data da cerimônia de posse foi sugerida pelo Administrador Apostólico, Dom Eusébio Oscar Scheid por conta da Festa da Misericórdia, comemorada neste dia, e Dom Orani acolheu.

Além das autoridades civis e eclesiásticas, Padre Cristiano lembra que a presença do povo de Deus é fundamental nesse início de ministério de Dom Orani.

- Quem puder ir à Catedral vá. O convite é para que toda a arquidiocese esteja presente neste momento em que a Igreja se une para receber o pastor que vem. Vamos acolher Dom Orani como o Cristo que vem para pastorear e edificar a Igreja no Rio de Janeiro.

A liturgia da missa de posse será a do 2º Domingo da Páscoa. Mas haverá algumas particularidades. Por volta das 14h45m, Dom Orani Tempesta será recebido na porta da Catedral por Dom Eusébio Scheid e seus bispos auxiliares. De lá, Dom Orani entra pelo vão central do templo e segue até a capela do Santíssimo Sacramento para orar e se paramentar.

Quando os concelebrantes chegarem ao presbitério, o chanceler da Cúria lerá a Carta Apostólica do Papa Bento XVI com a nomeação de Dom Orani. Depois disso, o Núncio Apostólico, passará o báculo a Dom Orani simbolizando a entrega da Arquidiocese em suas mãos. O brasão do novo arcebispo é descerrado e ele seguirá para cátedra de onde presidirá o restante da celebração.

Ao final da celebração, Dom Orani dará a bênção apostólica com indulgência plenária para os fieis presentes na Catedral.

Nenhum comentário: