2009/04/05

A humildade de uma devota (mensagem)

Veja a humildade de uma devota de Maria Santíssima:
Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Joana, conhecida por todos na vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o terço no jardim da casa dele.
Passado alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa. O protestante veio logo zombar de Tia Joana, e dizia para ela: "- Você perdeu o seu Deus?" Ela humildemente respondeu:"- Eu, perder o meu Deus? Nunca!".
Ele , então pegou o Terço e disse: "- Não é este o seu Deus?".Ela disse:
"- Graças a Deus o senhor encontrou O meu Terço. Muito obrigada." Ele disse:
"- Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?".
Ela disse:
"- Porque a Bíblia não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração." Ele disse:
"- Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?"Respondeu tia Joana, pegando o Terço:
"- Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o filho de Deus deu todo o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa, me lembra que há um só Deus onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Essa outra conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso.
O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e a cada mistério tem dez Ave-Maria, que me fazem lembrar os Dez mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés.
O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré.No meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o calvário; quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade.E agora, me diga onde está a idolatria?" Ele depois de ouvir tudo isso disse: "- Eu não sabia disso. Ensina-me, Tia Joana, a rezar o Terço!"
Até então os mistérios contemplados deixavam fora a vida missionária e apostólica de Jesus, a chamada vida pública do Mestre. O Papa João Paulo II foi realmente muito inspirado ao oferecer à nossa consideração os “mistérios da luz”.
1º mistério O batismo de Jesus.
2º mistério Jesus se revela nas bodas de Cana.
3º mistério Jesus anuncia o reino de DEUS.
4º mistério A transfiguração de Jesus.
5º mistério Jesus institui a Eucaristia na ceia Pascal.
É uma benção e uma ocasião para que rezemos melhor o “terço”. Tem muita gente que há muito tempo não reza mais esta oração. É uma ótima ocasião para recomeçar.
Rezar é tão indispensável quanto respirar e alimentar-se.
Alimente sua alma contemplando os mistérios da nossa Redenção.
O Rosário de Nossa Senhora passa a ser constituído agora por quatro conjuntos de mistérios. Para quem tem o hábito de rezar ‘um terço”por dia, a distribuição dos mistérios na semana ficou assim:
Segunda-feira e Sábado: Gozosos
Terça-feira e Sexta-feira: Dolorosos
Quinta-feira: Luminosos
Quarta-feira e Domingo: GLORIOSOS
Rezando os mistérios do terço, sob o olhar amoroso de Jesus.

Nenhum comentário: