2009/07/11

CNBB: Plano de Mobilização Social pela Educação é lançado no Rio de Janeiro.

No dia 22 de junho, às 16h, foi lançado o Plano de Mobilização Social pela Educação, no plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma iniciativa da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio. Compunham a mesa, além de alguns deputados, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta; a assessora especial do Ministério da Educação, Oroslinda Goulart; o professor e presidente da Associação de Escolas Católicas do Rio de Janeiro, da Pastoral da Educação do Regional Leste I da CNBB (Rio de Janeiro) e responsável pelo projeto no Estado, Sérgio Maia; e pelo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (Conic-Rio), pastor José Roberto Cavalcante.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no evento. Todos receberam o material da campanha: o “Manual do Mobilizador” e a cartilha “Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos”.
“A Igreja Católica está presente socialmente nesta questão, solicitada pelo Ministério da Educação. O segredo de um país está na educação de seu povo, e essa é uma política de Estado que interessa a todos os segmentos da sociedade. Por isso, este evento na Câmara, promovido pela Comissão de Educação e Cultura, através do vereador Reimont Santa Bárbara, deve ecoar por todo o Brasil”, afirmou dom Orani Tempesta.
O professor Sérgio Maia ressaltou que a Igreja participa do Comitê de Mobilização e tem um Comitê próprio junto à Associação de Escolas Católicas. Através da Pastoral da Educação, são realizadas no estado do Rio de Janeiro oficinas de dois meses para capacitação de multiplicadores. Na segunda semana de agosto haverá mais uma oficina desse tipo na região metropolitana do Rio de Janeiro, com data ainda a confirmar.
O Pastor José Roberto Cavalcante lembrou que nem sempre a oração resolve tudo e que é preciso ação: “Há casos em que a oração é um pedido de que Deus abençoe nossa ação, nosso esforço, e a educação é um desses casos. Se a gente ficar só orando para que o Brasil melhore, não vamos ser bem sucedidos. Por maior que seja a igreja, nenhuma confissão cristã tem condição de fazer sozinha uma transformação no nível que o país precisa e espera. Portanto, vamos orar para que isso dê certo e trabalhar para que nossa oração seja abençoada, se colocando à disposição para contribuir nos projetos propostos”.
Oroslinda Goulart destacou que o projeto tem um plano para a mobilização da sociedade pela educação que traça 28 diretrizes, todas contidas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é reproduzir boas práticas encontradas em escolas públicas para todo o sistema de ensino. Além disso, pretende ajudar a entender como as famílias podem auxiliar os filhos tanto dentro de casa como na escola. O intuito é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para que menos alunos repitam o ano e, consequentemente, mais alunos aprendam. Segundo ela, 35 milhões de brasileiros na faixa de 6 a 14 anos estão fora da escola, o que reforça a importância desse trabalho. Para isso o trabalho dos mobilizadores é fundamental, pois eles podem entrar em contato com as famílias.

O projeto
O Plano de Mobilização Social pela Educação teve como base o Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação, um projeto que nasceu do esforço conjunto das confissões cristãs, que buscaram definir uma estratégia comum de mobilização social pela educação. O Plano de Mobilização tomou como referência as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007 pelo Ministério da Educação.

Nenhum comentário: