2009/07/15

Do site da CNBB: Papa condena atentados no Iraque.

Bento XVI enviou uma mensagem ao líder da comunidade católica no Iraque, cardeal Emmanuel III Dely, condenando os recentes ataques terroristas no Iraque, que atingiram nove igrejas católicas e ortodoxas, provocando 4 mortos e 34 feridos desde o último sábado, 11.
Através do seu secretário de estado, cardeal Tarcisio Bertone, o papa manifesta ao patriarca da babilônia dos caldeus a sua proximidade espiritual com as comunidades católica e ortodoxa no Iraque. No texto, Bento XVI encoraja as autoridades "a fazerem tudo o que for possível para promover uma coexistência justa e pacífica entre todos os grupos da população iraquiana".
No documento, publicado na última edição do jornal "L'Osservatore Romano", o papa diz rezar "por uma conversão do coração dos autores da violência".
Os atentados ocorrem no momento da retirada das tropas norteamericanas do país, atingindo igrejas em Bagdá e Mossul (norte do país). No regime de Saddam Hussein, os cristãos em Mossul eram cerca de 25 mil; hoje são cerca de 500.
Desde 2003, a comunidade cristã perdeu mais da metade dos seus fiéis: de um milhão de fiéis passou aos atuais 400 mil.

Nenhum comentário: