2009/07/12

Da agência de notícias ZENIT: Bento XVI alenta “empréstimo da esperança” em plena crise financeira.

Bento XVI alenta “empréstimo da esperança” em plena crise financeira.

Iniciativa promovida pelos bispos italianos com a coleta do próximo domingo.

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 29 de maio de 2009 (ZENIT.org).

Em plena crise econômica, Bento XVI felicitou nesta quinta-feira os bispos italianos por promoverem nas diferentes dioceses o “empréstimo da esperança”, cujo fundo se baseará principalmente nas oferendas da missa do próximo domingo.
Ao reunir-se nesta quinta-feira com os participantes na assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana, na sala do Sínodo do Vaticano, o Santo Padre reconheceu que “há meses estamos constatando os efeitos de uma crise financeira e econômica que atingiu duramente o cenário global e alcançou de diferente forma todos os países”.
“Apesar das medidas empreendidas em diversos níveis, os efeitos sociais da crise não deixam de fazer-se sentir, inclusive duramente, de maneira particular nas camadas mais frágeis da sociedade e nas famílias.”
Por este motivo, expressou seu apreço e alento pela iniciativa do fundo de solidariedade denominado “empréstimo da esperança”, que neste domingo de Pentecostes promoverá uma coleta nacional, que constitui a base do fundo.
Os destinatários deste fundo serão famílias que perderam sua única fonte de renda, com ao menos três filhos ou que têm de enfrentar situações de doença grave ou deficiência. Considera-se que na Itália há quase 30 mil famílias nestas circunstâncias.
“Este renovado convite à generosidade, que se soma a outras muitas iniciativas promovidas por numerosas dioceses, evocando o gesto da coleta promovida pelo apóstolo Pedro a favor da Igreja de Jerusalém, é um testemunho eloquente da capacidade para compartilhar os pesos de uns e de outros.”
“Em um momento de dificuldade, que afeta de maneira particular quem perdeu o trabalho, este gesto se converte em um verdadeiro ato de culto, que nasce da caridade suscitada pelo Espírito do Ressuscitado no coração dos crentes. É um anúncio eloquente da conversão interior gerada pelo Evangelho e uma manifestação impressionante da comunhão eclesial.”

Nenhum comentário: