2009/07/12

Da agência de notícias ZENIT: Igreja tem dever de enfrentar emergência educativa, diz Papa.

Igreja tem dever de enfrentar emergência educativa, diz Papa.

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 28 de maio de 2009 (ZENIT.org).

Bento XVI considera que a Igreja tem o dever inadiável de enfrentar a atual “emergência” educativa, provocada por estilos de vida inspirados no relativismo e no niilismo.
Foi o que o pontífice explicou esta quinta-feira aos participantes da assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana, com quem se encontrou na sala do Sínodo do Vaticano.
A educação, disse o Papa, que é o primaz da Igreja na Itália, “trata-se de uma exigência constitutiva permanente da vida da Igreja, que hoje tende a assumir os desafios da urgência e inclusive da emergência”.
“Neste tempo em que é forte o fascínio de concepções relativistas e niilistas da vida”, a “primeira contribuição que podemos oferecer é a de testemunhar nossa confiança na vida e no homem, em sua razão e em sua capacidade de amar”, assegurou.
Esta confiança, seguiu reconhecendo, “não é fruto de um ingênuo otimismo”, mas provém da “esperança” que vem da fé na redenção operada por Jesus Cristo.
“Tomando como referência este fundado ato de amor pelo homem –sublinhou–, pode surgir uma aliança educativa entre todos aqueles que têm responsabilidades neste delicado âmbito da vida social e eclesial”.
“Para isso, junto com um adequado projeto que indique o objetivo da educação à luz do modelo que se deve buscar, necessitam-se de educadores autorizados, aos quais as novas gerações possam olhar com confiança”, disse aos prelados italianos em seu encontro anual.

Nenhum comentário: